‘Profissão Repórter’ desta terça-feira mostra os desafios da maternidade solo

TV GLOBO

Programa traz histórias de mulheres em situação de vulnerabilidade que criam seus filhos sozinhas, e também das que optam pelo congelamento de óvulos para realizar o sonho de ser mãe

A maternidade solo é uma realidade de muitas mães brasileiras. De acordo com dados do IBGE, existem no país mais de 11 milhões de mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus filhos. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 9, vai mostrar os desafios enfrentados por mulheres que perderam ou foram abandonadas pelos seus companheiros e outras que querem engravidar de forma independente. A repórter Danielle Zampollo conheceu o Centro de Acolhida do Amparo Maternal, um abrigo para gestantes e mães em situação vulnerável com filhos recém-nascidos, localizado na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. O centro garante a essas mulheres e seus bebês um lar provisório, com dormitórios, cinco refeições diárias e salas de convivência durante a gestação e período pós-parto, podendo se estender até os seis meses da criança.   
  
Em outra reportagem do programa, Julia Sena e o repórter cinematográfico Fernando Grolla acompanharam a rotina de um grupo de mães do Grajaú, na zona sul da capital paulistana, que se uniu para construir suas próprias casas na Ocupação Anchieta. O projeto da ONG Peabiru, em parceira com o Instituto Grajaú Anchieta, proprietário do terreno onde fica a ocupação, tem como objetivo garantir moradias dignas a 50 famílias que vivem em barracos de madeira. A equipe ouviu mães solo que estão envolvidas na construção dessas residências.   
 
Já a repórter Nathalia Tavolieri e a repórter cinematográfica Gabi Villaça registraram histórias de mulheres que querem adiar a maternidade ou engravidar logo, e contam com a evolução da medicina para isso. Depois da pandemia, a procura pelo congelamento de óvulos cresceu 30% em uma tradicional rede de clínicas de reprodução assistida de São Paulo. O processo ainda não é democrático. O congelamento de óvulos costuma custar a partir de R$ 15 mil, fora as mensalidades para manter o material genético congelado. O SUS fornece de forma gratuita esse processo em situações excepcionais, como mulheres em tratamento oncológico.    
 
O 'Profissão Repórter' vai ao ar nesta terça-feira, dia 9, depois da estreia da segunda temporada da série 'Aruanas', por volta das 23h55.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado