Japão e suas iniciativas sustentáveis é tema do ‘Cidades e Soluções’ deste domingo

GLOBONEWS

Um Japão mais verde. O programa 'Cidades e Soluções', da GloboNews, do próximo domingo, dia 5, viaja até à Ásia para conhecer os investimentos do país em busca de um futuro mais sustentável e para entender como a terceira maior economia do mundo vem lidando com os desafios das mudanças climáticas. Em Fukushima, cidade marcada pela tragédia de 2011, a jornalista Leila Sterenberg visita uma fábrica de hidrogênio verde, construída para ajudar a reduzir o uso de energias fósseis, que ainda respondem por quase 85% da matriz energética. A meta do governo japonês é tornar o país carbono-neutro, até 2050.  
 
Os japoneses também são conhecidos pelo respeito às florestas, que ocupam 2/3 do território nacional. Leila visitou o santuário dos cedros de Kitayama, um local com 600 anos de história. O programa mostra ainda como o pequeno, mas populoso país asiático lida com o lixo. Nos arredores de Tóquio, um antigo aterro sanitário foi transformado em uma imensa área verde, com uma usina de reciclagem que processa quase 30 mil toneladas de resíduos, por mês.  
 
Leila Sterenberg foi convidada pelo programa de visitas de jornalistas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Foi a primeira jornalista brasileira a viajar para o país, após a retomada do programa, que tinha sido interrompido em 2020, por conta da pandemia. "Com a mudança do eixo econômico e político mundial para a região do Indo-Pacífico, é fundamental entender o papel do Japão, que é grande aliado do Ocidente na Ásia, uma das maiores economias do planeta e país que tem laços históricos com o Brasil", afirma Leila. 
 
O 'Cidades e Soluções' vai ao ar no próximo domingo, dia 5, às 21h, na GloboNews. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado