[TURISMO PARA ELAS] Maior evento de Turismo para Mulheres destaca espaço feminino e terá homenagem a Glória Maria


"Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes" aborda cenário do turismo, traz histórias de empoderamento e mostra que viajar vai muito além de simples lazer

Com o constante aumento no número de mulheres viajando, ganham força os debates relacionados aos rumos desse nicho. Pioneiro no país, o "Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes" chega a sua quarta edição trazendo histórias de protagonismo feminino, informações e discussões sobre viagens, além de dicas para quem quer começar a trabalhar na área.

No palco, palestrantes com diferentes motivações contarão suas experiências de como as viagens transformaram suas vidas. Entre os temas, dicas de planejamento e economia para quem quer começar a viajar sozinha, discussões sobre segurança, viagens de voluntariado, sobrevivência na selva, além de debates relevantes como o apagamento da história e cultura negra no turismo.

A jornalista e turismóloga Gilsimara Caresia, idealizadora do evento, atuou por 20 anos no mercado financeiro, mas deixou o cargo de concursada para iniciar um projeto de turismo para mulheres, hoje soma mais de 100 países viajados e prêmios por suas iniciativas. Para ela, o evento tem como objetivo incentivar mulheres a ocuparem o seu espaço: "a mulher é uma força motriz do turismo, seja como viajante ou como profissional. Estudos mostram que no Brasil a maioria dos trabalhadores e estudantes do setor são mulheres, mas a minoria está em cargo de liderança e há déficit salarial em relação aos homens (*)".

Desde o primeiro encontro em 2019, mais de 70 brasileiras palestraram no Encontro. A grande maioria delas, com exemplos incríveis de vida e coragem, mas que antes não encontravam um palco para expor suas histórias e ideias. O Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes propõe-se a esse papel: dar voz e destaque às viajantes brasileiras, que através de seus exemplos e conhecimento, incentivam outras mulheres.

A edição de 2022 do Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes será realizada em 11 de março, no Teatro Santo Agostinho, localizado no bairro do Paraíso, em São Paulo. O evento fará uma homenagem in memoriam à jornalista Glória Maria, expoente de mulher negra que desbravou o mundo e quebrou paradigmas dando voz e vez a tantas outras que vieram na sua sequência.

 

(*) - Estudo citado de desigualdade de gênero no turismo: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2494/1506

Serviço:

Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes 2023 (@encontromulheresviajantes)

Dia 11 de Março, a partir das 9h00

Local: Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118 - Paraíso - São Paulo / SP

Inscrições e Informações: https://www.encontromulheresviajantes.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado