Ana Cañas exalta a carreira de Belchior com DVD Ao Vivo "Ana Cañas Canta Belchior", que reúne convidados e traz uma faixa inédita do artista cearense

A música inédita "Um rolê no céu" foi concedida à artista pelos filhos de Belchior; Ney Matogrosso e Rael participam do DVD

Há 2 anos, Ana Cañas apresentava os primeiros contornos de um projeto que marcaria sua trajetória, um tributo ao cantor e compositor cearense Belchior, que catapultou a voz da artista para diferentes lugares e, agora, se concretiza por meio de um registro audiovisual com inserções documentais em meio à performance musical. O DVD ao vivo Ana Cañas Canta Belchior apresenta uma mistura de composições clássicas e de  canções "lado B" do artista cearense, além de listar  "Um rolê no céu", faixa inédita com a qual Ana foi presenteada pelos filhos de Belchior. Com participação especial de Ney Matogrosso e Rael, nas músicas "Paralelas" e "Antes do Fim", respectivamente, a obra chega ao canal de YouTube oficial de Ana Cañas no dia 2 de fevereiro, às 21 horas (assista aqui).

"Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma", comenta Ana Cañas sobre a forma que a turnê na qual ela interpreta Belchior impactou a sua experiência pessoal e profissional. Antes de virar DVD, o show foi apresentado em quase 100 palcos pelo Brasil  e indicado ao APCA como "Melhor Show do Ano", em 2022. O registro audiovisual reúne canções como "Monólogo das Grandezas do Brasil", "Sujeito de Sorte" e "Coração Selvagem" e totaliza 17 faixas. "Escolhi o setlist com base na emoção que cada música causa na atualidade, estão ali as minhas preferidas", complementa ela. 

Ao longo dos 83 minutos que compõem o DVD, a cantora e compositora convida Ney Matogrosso para performar a música "Paralelas". "Convidei-o pois sentia que o repertório do Belchior também conversava com sua própria poesia. Ney é um artista visceral, bicho de palco, um exímio performer", conta Ana Cañas. "Antes do Fim", por sua vez, última música do disco Alucinação (Belchior, 1976), tem a participação do rapper Rael, artista que "tem a particularidade do universo ao qual pertence", como define Ana. "Sempre tive vontade de unir o rap à lírica belchiorana, sinto que Belchior estaria muito atento a este universo", complementa ela. 

A captação do registro audiovisual partiu de um conceito estético documental. Com câmeras especiais guiadas por uma equipe de cinema, o DVD tem como proposta uma atmosfera intimista e existencial por meio da potente voz de Ana Cañas, tudo para firmar a conexão com o legado e existência de Belchior. A performance das canções é intercalada com blocos documentais que contam a história do projeto – gravado no Estúdio NaCena, em São Paulo, com direção de Hugo Moura.

Processo fiel à vivência de Belchior, toda a concepção do registro foi realizada em contato com os dois filhos deixados pelo músico cearense. "Estive em contato com Mikael e Camila durante todo o projeto. Acabei ganhando de presente uma inédita do Belchior, uma canção incrível escrita por ele em 1987, com seu parceiro Gracco. 'Um rolê no céu' é um título muito significativo, pois parece uma mensagem dele para nós agora, lá do alto das estrelas. Foi muito emocionante gravá-la no DVD", revela a artista. 

Após dedicar sua carreira ao tributo à Belchior ao longo dos últimos anos, Ana agora se prepara para alçar novos voos. "Cantar as músicas de Belchior é um ensinamento fundamental pra mim. Há uma transformação dada por esse aprendizado em cantá-lo, ampliando o entendimento do que emociona e atravessa as pessoas", finaliza a artista, que, para o futuro, promete um trabalho autoral de inéditas. 

 

Assista ao DVD Ao Vivo "Ana Cañas Canta Belchior" aqui



Tracklist:

  1. Na Hora do Almoço 
  2. Apenas um Rapaz Latino-Americano 
  3. Velha Roupa Colorida 
  4. A Palo Seco 
  5. Um Rolê no Céu (Inédita)
  6. Comentário a Respeito de John 
  7. Divina Comédia Humana 
  8. Monólogo das Grandezas do Brasil 
  9. Antes do Fim (Rael)
  10. Sujeito de Sorte
  11. Medo de Avião
  12. Coração Selvagem
  13. Paralelas (Ney Matogrosso)
  14. Fotografia 3x4
  15. Alucinação
  16. Galos, Noites e Quintais
  17. Como Nossos Pais


Ficha Técnica:

Direção Geral: Ana Cañas
Direção DVD: Hugo Moura
Produção Musical:  Fabá Jimenez e Ana Cañas
Direção de Fotografia: Jesus Mendes
Edição: Milner Souza
Músicos: Fabá Jimenez, Rovilson Pascoal, Adriano Grineberg, Meno Del Picchia, Loco Sosa e Fernando Nunes
Participações Especiais: Ney Matogrosso e Rael
Gravação e Mixagem: Flávio Senna na Cia. dos Técnicos
Masterização:  Carlos Freitas no Classic Master (EUA)
Foto da capa: Camila Passos
Agradecimentos Especiais: Mikael Belchior e Camila Belchior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado