Rodrigo Oliveira é o novo jurado do “MasterChef Brasil”

Premiado chef do restaurante Mocotó substituirá temporariamente Henrique Fogaça na décima edição com cozinheiros amadores


Rodrigo Oliveira em participação especial no "MasterChef Júnior". Crédito: Luiz Ipolito/Band

 

Rodrigo Oliveira será jurado da próxima temporada do MasterChef Brasil. O premiado chef do restaurante Mocotó substituirá temporariamente o chef Henrique Fogaça na décima edição com cozinheiros amadores. "Receber o convite para o MasterChef foi ao mesmo tempo uma surpresa e uma alegria. Sou parceiro e espectador do programa há muitos anos e sempre fui super bem recebido, mas nunca pensei em ocupar a posição de jurado. Enfim, é um prazer estar com amigos tão queridos e talentosos apresentando um dos programas mais amados da TV brasileira. Com certeza é um dos maiores desafios de que já participei, mas também sinto que, de alguma forma, darei voz pra toda pessoa de origem nordestina e periférica como eu".

 

Fogaça se afastará da produção para se dedicar a questões pessoais. Ele retornará para as outras duas edições deste ano: MasterChef Profissionais e MasterChef+. "O MasterChef é uma grande família e sou muito grato por fazer parte disso. Estou fazendo uma pausa em comum acordo com a emissora, pela qual tenho profundo respeito e liberdade para ser quem eu sou, mas logo, logo estarei de volta nas temporadas do MasterChef Profissionais e MasterChef+. Aos fãs que me acompanham, obrigado pelo carinho sempre e saibam que nos veremos em breve. Seja muito bem-vindo, chef Rodrigo Oliveira, a essa grande família'', pontua Henrique Fogaça.

 

"O Rodrigo faz parte da família MasterChef há muitos anos. Ele é o chef convidado que mais participou do programa até hoje, marcando presença nas temporadas de amadores, profissionais, júnior e A Revanche, em 2019. Será um grande privilégio poder contar com ele em nossa próxima temporada. Rodrigo é a cara do Brasil", afirma Marisa Mestiço, diretora da atração.

 

A décima temporada do MasterChef Brasil começa a ser gravada na segunda quinzena de março. A estreia está prevista para o mês de maio.

 

Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health.

 

Sobre Rodrigo Oliveira 

Crédito da foto: Carol Gherardi 

Rodrigo Oliveira está à frente do Mocotó, um restaurante de cozinha sertaneja que carrega a história de sua família. O paulistano de 42 anos tornou-se um premiado chef do lugar que um dia foi uma casa do norte. O estabelecimento foi aberto em 1973 pelo seu pai, Zé Almeida. Desde então, a casa cresceu e hoje mostra o melhor da cozinha do sertão para pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Em 2004, o profissional criou o Dadinho de Tapioca, petisco que caiu no gosto dos brasileiros e também mundo afora, como no Le Dauphin, em Paris; 10 William, em Sydney; FOgO, em Barcelona; e In Situ, dentro do Museu de Arte Moderna de São Francisco.

 

Com receitas simples e criativas, chamou a atenção da imprensa nacional e internacional aparecendo em veículos como Food & Wine, Restaurant, Le Figaro, Financial Times, El País, entre outros. E também ganhando prêmios de veículos e estrelas como Michelin, Prazeres da Mesa, Folha de S.Paulo e Veja São Paulo. Participou da lista do Latin America's 50 Best, da revista britânica Restaurant, por muitos anos, e ocupou o 23° lugar no ranking em 2021. Em 2022, participou do programa Iron Chef Brasil, da Netflix, como um dos iron chefs da edição ao lado de Thiago Castanho, Bel Coelho, Carole Crema, Giovanna Grossi, entre outros. O profissional criou o Dadinho de Tapioca em 2004, petisco que caiu no gosto dos brasileiros e também mundo afora, como no Le Dauphin, em Paris; 10 William, em Sydney; FOgO, em Barcelona; e In Situ, dentro do Museu de Arte Moderna de São Francisco.

 

O chef Anthony Bourdain disse em seu programa: "This is the hottest in town!". Rodrigo tornou-se um dos ícones da nova cozinha brasileira. Ele já participou de diversos eventos gastronômicos no país e de eventos internacionais como Mesa Tendências, Identitá Golose e Gastronomika. O restaurante, sempre cheio, recebe pessoas de todos os tipos, classes e idades. Chefs renomados, jornalistas gastronômicos, diversas personalidades e também o público da Vila Medeiros, bairro da zona norte de São Paulo onde o restaurante foi fundado e permanece até hoje.

 

Abriu o Mocotó Café - Mercado de Pinheiros e o Mocotó no D, restaurante dentro do Shopping D. Lançou um livro chamado "Mocotó - o pai, o filho e o restaurante". E, em 2017, inaugurou o Balaio IMS, dentro do Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista. O restaurante, como o nome diz, é um cesto que mistura as diferentes culturas culinárias do país.

 

Entre os principais prêmios internacionais estão 50 Best Latin America #23 The Restaurant Magazine (2021); Melhor Restaurante do mundo na categoria Sem Reservas - World Restaurant Awards (2019); America's 100 Places that Worth a Pilgrimage, Food & Wine Magazine; 101 World Best Restaurants, Newsweek Magazine. Entre as premiações nacionais, destaque para Melhor Cozinha Brasileira, Revista Prazeres da Mesa (2022); Top 10 Restaurantes de Cozinha Brasileira, Revista Gosto; Man of the Year, GQ Magazine; Chef do Ano, Revista Prazeres da Mesa; Melhor Restaurante Bom e Barato, Revista Veja São Paulo; Melhor Cozinha Brasileira, Jornal Folha de São Paulo; Melhor Restaurante Bom e Barato, Jornal Folha de São Paulo; Melhor Cozinha Brasileira, Revista Go Where Gastronomia; Melhor Cozinha Brasileira, Revista Época São Paulo e 100 Brasileiros mais influentes, único cozinheiro na lista da Revista Época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado