TV CULTURA EXIBE A VIDA EXTRA-ORDINÁRIA DE TARSO DE CASTRO, INÉDITO EM CANAL ABERTO

Divulgação/TV Cultura




 

 

FILME MOSTRA A HISTÓRIA DO JORNALISTA QUE CRIOU O PASQUIM E FOI MEMBRO DE UMA GERAÇÃO DE INTELECTUAIS CONTRÁRIOS À DITADURA MILITAR



TV Cultura exibe neste domingo (5/2), pela primeira vez em canal aberto, o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro. Um dos mais importantes e polêmicos jornalistas do Brasil, foi também idealizador do Pasquim. A produção vai ao ar na emissora, a partir das 22h.
 

O filme de Leo Garcia e Zeca Brito investiga a vida do jornalista, trazendo à tona a história de um país embriagado pela ditadura e pela censura, onde o sonho de democracia nascia de uma geração libertária.
 

O documentário traz material de época e entrevistas com diversas pessoas que conviveram com Tarso, como o cartunista Jaguar, além de José Trajano, Paulo César Pereio e Caetano Veloso, que é padrinho de João Vicente de Castro, filho do jornalista, que também dá seu depoimento no filme.
 

Dos depoimentos de amigos, inimigos e ex-mulheres, compõe-se no documentário a história da rivalidade entre ele e Millôr Fernandes, outra das estrelas do Pasquim. Além de várias imagens do próprio Tarso, captadas quando entrevistava alguém ou conduzia seu caótico programa de TV.
 

Tarso de Castro nasceu em Passo Fundo, mudou-se para o Rio de Janeiro e logo se transformou em figurinha carimbada da cena carioca. Fundador do Pasquim e de vários outros títulos da imprensa alternativa, Tarso foi um jornalista da escola antiga. Boêmio, mulherengo, bebedor, irreverente, provocador, revolucionário, era dono de texto invejável. "Escrevia como falava", dizem os antigos colegas.


Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Leo Garcia e Zeca Brito
Produção Executiva: Letícia Friedrich e Mariana Mêmis Müller
Som Direto: Fernando Basso
Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro
Pesquisa: Alice Spitz e Sylvio Siffert
Montagem: Jardel Machado Hermes
Produção: Leo Garcia, Letícia Friedrich, Lourenço Sant'Anna, Mariana Mêmis Muller e Zeca Brito
Produção Musical: Rita Zart
Trilha Sonora Original: Tiago Abrahão
Empresas produtoras: Anti Filmes, Boulevard Filmes, Coelho Voador, Epifania Filmes e Canal Brasil
Distribuição: Boulevard Filmes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado