Programa Encontra exibe entrevista com o artista e curador Denilson Baniwa

 

 

O canal Arte1 apresenta entrevista exclusiva com o artista visual e curador Denilson Baniwa no programa Encontra desta quinta-feira (22 de julho). A série produzida em parceria com o Itaú Cultural tem o objetivo de mostrar o processo criativo dos artistas das mais variadas áreas.

No episódio, a apresentadora Gisele Kato visita Baniwa em seu apartamento, que também é seu ateliê, em Niterói (região metropolitana do Rio de Janeiro). Na conversa, ele fala do quanto custou sair da comunidade do Rio Negro (AM), da visão distorcida que a cultura ocidental ainda tem sobre os indígenas e da impossibilidade de dissociar sua arte da luta ativista. 

No Encontra, o artista também relembra a performance "Pajé Onça", com a qual invadiu a Bienal de São Paulo em 2018 e mostra sua coleção de bonecos de onça, que divide a estante com os bonecos do seriado norte-americano Friends.

Nesta segunda temporada da atração, os encontros se dão sempre na intimidade dos espaços de trabalho dos artistas, e as conversas conduzidas pela editora-chefe do canal Arte1 investem na tentativa da desconstrução do discurso armado, que muitos deles simplesmente repetem na mídia e que não contribui para uma aproximação com o público.

A segunda temporada do Encontra conta com 20 episódios ao todo, disponíveis também em versão podcast. Após a exibição no canal, os episódios sobem na plataforma de streaming Arte1 Play e no no site da Enciclopédia Itaú Cultural (https://enciclopedia.itaucultural.org.br), integrando os verbete dos artistas convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado