Programa Encontra exibe entrevista com o artista e curador Denilson Baniwa

 

 

O canal Arte1 apresenta entrevista exclusiva com o artista visual e curador Denilson Baniwa no programa Encontra desta quinta-feira (22 de julho). A série produzida em parceria com o Itaú Cultural tem o objetivo de mostrar o processo criativo dos artistas das mais variadas áreas.

No episódio, a apresentadora Gisele Kato visita Baniwa em seu apartamento, que também é seu ateliê, em Niterói (região metropolitana do Rio de Janeiro). Na conversa, ele fala do quanto custou sair da comunidade do Rio Negro (AM), da visão distorcida que a cultura ocidental ainda tem sobre os indígenas e da impossibilidade de dissociar sua arte da luta ativista. 

No Encontra, o artista também relembra a performance "Pajé Onça", com a qual invadiu a Bienal de São Paulo em 2018 e mostra sua coleção de bonecos de onça, que divide a estante com os bonecos do seriado norte-americano Friends.

Nesta segunda temporada da atração, os encontros se dão sempre na intimidade dos espaços de trabalho dos artistas, e as conversas conduzidas pela editora-chefe do canal Arte1 investem na tentativa da desconstrução do discurso armado, que muitos deles simplesmente repetem na mídia e que não contribui para uma aproximação com o público.

A segunda temporada do Encontra conta com 20 episódios ao todo, disponíveis também em versão podcast. Após a exibição no canal, os episódios sobem na plataforma de streaming Arte1 Play e no no site da Enciclopédia Itaú Cultural (https://enciclopedia.itaucultural.org.br), integrando os verbete dos artistas convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC