Documentário “Serráqueos” estreia no SescTV no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho


 

Dirigido por Rodrigo Campos, filme apresenta a Serra do Itapeti, patrimônio ambiental, arqueológico e paisagístico e cultural situado no interior paulista
 

Cena de "Serráqueos" | Crédito: Itapeti Filmes

 

São Paulo, maio de 2022 - No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 23h, estreia no SescTV, e sob demanda no site do canal, o longa "Serráqueos", que apresenta moradores, mananciais, fauna e flora da Serra do Itapeti, Área de Proteção Ambiental (APA), localizada entre as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano.
 

No documentário dirigido e roteirizado por Rodrigo Campos, os serráqueos, como são conhecidos os moradores da região, relembram períodos difíceis entre as décadas de 1940 e 1950, em que o lugar foi devastado com a construção de fornos de carvão. Também comentam sobre a preocupação com o avanço imobiliário desordenado em áreas de proteção, e também sobre as atividades atuais, como observação de pássaros, práticas de voo livre, ciclismo, trilhas, agricultura familiar, permacultura, bioconstrução e apicultura, que fortalecem o turismo e a economia locais.
 

Além dos moradores, o filme traz depoimentos de ambientalistas, biólogos, agroecologistas e professores. Dentre os depoentes está o ambientalista Marcos Grangeiro, ele salienta que "a cultura de Itapeti ainda é muito preservada, devido à relação dos moradores com a mata, e isso ajuda na longevidade da população e na preservação do espaço". Já a família de Dona Albertina Maria Ferreira, uma das mais antigas rezadeiras do território, rememora a função de rezadeira e o gosto pelas procissões, pela Festa do Divino e pelas rezas de terços, que tentam preservar.
 

Com imagens e histórias, "Serráqueos" quer sensibilizar as pessoas para as adversidades e virtudes da Serra do Itapeti e abrir debates sobre novas ideias e medidas possíveis de serem adotadas para garantir a salvaguarda da região.

 

Serviço:

 

Serráqueos (Brasil, 2021, 84 min)

Direção e roteiro: Rodrigo Campos

Produção: Itapeti Filmes

Exibição no SescTV: 5 de junho, às 23 h

Sob demanda no site do canal a partir de 5 de junho.

Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

Pode preparar a pipoca!