SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE “UM TAKE, UM SOM” ESTREIA EM MAIO AO CANAL MUSIC BOX BRAZIL

  

Série documental conversa com compositores e compositoras sobre suas relações com a música e seus processos de criação

 

Imagens de divulgação e disponíveis aqui 

 

 

Maio de 2022 -- A segunda temporada da série documental "Um Take, Um Som", idealizada e dirigida por Glauco Neves, chega dia 1 de junho ao canal Music Box BrazilDisponível nas principais operadoras de TV por assinatura, o Music Box Brazil pode ser acessado também -- em formato linear -- através da plataforma de streaming Box Brazil Play, dedicada exclusivamente ao conteúdo nacional.

 

Em "Um Take, Um Som", Neves conversa com talentosos compositores e compositoras brasileiras, buscando desvendar suas relações com a música e as particularidades de seus processos criativos. Na segunda temporada, a série visita artistas de Salvador, Belém, Abaetetuba, Porto Alegre, Pelotas e Rio de Janeiro.

 

""Um Take, Um Som" é uma série que tem como objetivo captar o artista de forma mais intimista, na busca da essência da sua poesia. Quando criei a série, pensei em gravar compositores e compositoras que talvez ninguém tivesse gravado ou ouvido ainda, e que eu gostaria que todos conhecessem. É uma série que quer mostrar a música brasileira que está acontecendo no país, mas também o que está acontecendo e ninguém ainda ouviu falar", afirmou o diretor Glauco Neves.

 

Confira abaixo os artistas entrevistados e as sinopses dos episódios:

 

Episódio 1: Letrux + Hiran

Letícia Novaes, a Letrux, cantora e compositora carioca, revela um pouco dos seus primeiros contatos com a composição e as artistas que foram sua inspiração. Canta a primeira música que compôs, na casa da avó no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro.

Hiran, compositor e rapper de Alagoinhas-BA, passeia pelo bairro do Santo Antônio, em Salvador, contando sobre sua aproximação com a música desde a infância, o apoio da mãe e a conquista de seu pertencimento no rap e na música brasileira.

 

Episódio 2: Lariza + Leo Cavalcanti

Lariza, mulher pássara vinda do sudoeste do Pará, entre Marabá e Bom Jesus do Tocantins, conversa sobre a influência de suas raízes e da espiritualidade na sua música, enquanto passa um café e canta no quintal de sua casa em Belém.

Leo Cavalcanti, cantor e compositor paulistano radicado em Salvador, abre as portas de sua casa e pisa na areia e no mar da praia do Buracão, no bairro do Rio Vermelho, para contar um pouco do que lhe move na criação artística.

 

Episódio 3: Ju Moraes + Juliano Guerra

Ju Moraes, cantora, compositora e produtora soteropolitana, abre as portas de sua casa, com vista e acesso privilegiado para a Baía de Todos os Santos, e conversa sobre seu orgulho por fazer o que chama de Música Popular da Bahia.

O cantor e compositor gaúcho Juliano Guerra abre as portas de sua casa e passeia pelo bairro e pela praia de Laranjal, em Pelotas-RS, falando sobre seu interesse profundo pela canção brasileira e seu trabalho de composição enlaçado nesse formato.

 

Episódio 4: Dona Onete + Três Marias

Cantora e compositora revolucionária, Dona Onete visita a Estação das Docas, em Belém, acompanhada dos músicos Pio Lobato e JP Cavalcante, e conversa sobre sua trajetória, os muitos ritmos paraenses e a influência de tudo isso na sua criação autoral.

Dêssa Ferreira e Gutcha Ramil, representando o projeto Três Marias, abrem as portas da sua casa e passeiam pelo bairro de Santo Antônio, em Porto Alegre, conversando sobre a importância das investigações musicais e das viagens pelo país nas suas composições.

 

Episódio 5: Negra Jaque + Rodrigo Damati

Negra Jaque é rapper, compositora e pedagoga. Seu trabalho, tanto artístico quanto na área de educação, passa fortemente por temas como feminismo, movimento negro e cultura hip hop. Jaque conversa sobre isso enquanto passeia pelas ruas de seu bairro, o Morro da Cruz, periferia de Porto Alegre.

Rodrigo Damati é um músico e compositor nascido no Rio Grande do Sul mas que foi morar em Salvador ainda criança. Em 2018 lançou "Rabo Alto", disco solo em dois volumes e, nesse episódio, passeia pelas ruas de Salvador conversando sobre sua relação com o violão, as influências dentro da família e o rock baiano.

 

Episódio 6: Ana Frango Elétrico + Vagner Cunha

Ana Frango Elétrico, cantora e compositora carioca, fala sobre as influências de sua geração, sobre o desejo de fugir do lugar de cantora-intérprete tão tradicional na música brasileira, enquanto passeia pelo seu bairro no Rio de Janeiro.

Vagner Cunha, compositor e arranjador porto-alegrense, com inúmeros trabalhos para orquestras e trilhas de teatro e audiovisual, improvisa uma composição em seu apartamento, com as paredes quase totalmente cobertas por quadros, e conversa sobre seu interesse pela fluidez entre música popular e erudita.

 

Episódio 7: Lazzo Matumbi + Pepeco Josan

Lazzo Matumbi, compositor, ativista e uma das vozes mais marcantes e elogiadas da música brasileira, passeia pelo bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e fala sobre a importância de sua mãe e do seu início como percussionista na sua musicalidade.

O compositor Pepeco Josan, cantor da banda "Dois na Janela", faz a travessia de Belém até Abaetetuba, sua cidade natal, no Pará, enquanto conversa sobre arte como espiritualidade e sobre sua evolução como compositor desde os primeiros projetos, ainda adolescente.

 

Episódio 8: André Moska e Thalia Sarmanho + Enio

André Moska e Thalia Sarmanho, dois cantores e compositores de Belém, se reúnem para cantar e falar de como se deu esse encontro, o desejo de criar juntos e de se apresentar pelas ruas da cidade, além da espiritualidade envolvida na expressão artística dos dois.

Enio, compositor, guitarrista, produtor musical e cantor paulistano radicado em Salvador, abre as portas de sua casa e fala sobre as influências do axé e do metal no início de sua carreira, de suas experimentações sonoras e como isso desemboca no seu trabalho autoral.

 

Episódio 9: Clariana + Nelson Ângelo

Clariana é uma cantora e compositora baiana, que abre sua casa e também pisa na areia, enquanto conversa sobre o berço artístico na sua própria família, seus questionamentos sobre o lugar da composição em sua carreira e sua relação com o mar e com a cidade de Salvador.

Nelson Ângelo, violonista, guitarrista, cantor e compositor mineiro, da Zona da Mata, um dos fundadores do Clube da Esquina, vai até o Parque Lage e fala sobre o começo da sua relação com a música, sua sensação de pertencimento no Rio, onde mora há muitos anos, e sobre as amizades e parcerias ao longo da sua trajetória.

 

Episódio 10: Aline Falcão + Chico Chico

Aline Falcão, musicista, cantora e compositora de formação erudita, abre a casa dos pais, onde cresceu, na Barra, em Salvador, e fala sobre as influências da música popular dentro de casa, com os pais e a avó. Enquanto revisita memórias, apresenta sua versatilidade na composição instrumental e no formato canção.

Chico Chico, cantor e compositor carioca, morador de Santa Teresa, passeia e conversa sobre sua relação com o bairro, sobre a composição ter começado na sua vida como um expurgo e como o violão é uma ferramenta que lhe ajuda a resolver o que escreve.

 

 

SERVIÇO

Série documental "Um Take, Um Som"

Estreia dia 1 de junho, às 21:15

Reprises Quintas, às 9h20 e 9h50, segundas, às 18h55 e 19h25, terças 06h55 e 07h25.

Episódios 10

Duração: 30 minutos por episódio

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado