Globo amplia parceria com a B9 e lança spin-off do podcast Mamilos

GLOBOPLAY

Crônicas de um Cuidado é o primeiro podcast da B9 coproduzido pela Globo
 
Catálogo de podcasts da Globo tem crescimento de receita de 383% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, além de pico histórico de audiência.  
  
Evoluindo em sua parceria com a produtora B9, a Globo lança nesta quarta (01/6) o podcast 'Crônicas de um Cuidado', um spin-off do Mamilos e primeiro título original produzido pelas duas empresas de forma conjunta, marcando um novo capítulo nessa história que já prevê novos lançamentos ainda neste ano. A estreia é um marco, que potencializa a bem-sucedida parceria comercial iniciada em março de 2021.  
 
Em princípio, a parceria envolvia a operação conjunta dos podcasts 'Mamilos' e 'Braincast', com a participação da Globo na distribuição, comercialização, publicidade e promoção desses conteúdos. Ao longo de 2021, a relação evoluiu e acumulou cases de parcerias publicitárias, incluindo ações comerciais envolvendo storytelling, quebrando barreiras dos formatos tradicionais até então adotados e elevando o mercado brasileiro de podcasts a um novo universo de possibilidades de monetização.  
 
Bom exemplo foi a ação desenvolvida do Mamilos com a Puma, envolvendo um episódio especial com a participação da atriz Bruna Marquezine e a psicóloga na área de esporte Carla di Pierro com o tema síndrome da impostora. "O podcast tocou os ouvintes e virou trending topics no Twitter e gerou grande repercussão na mídia de forma orgânica, ganhando chamada de capa em vários sites. Além do sucesso no desenvolvimento do arco narrativo, a estratégia também envolveu ativações de sustentação digital integradas, como live, posts e chamadas nos podcasts anteriores, que contribuíram para todo esse sucesso", revela Fabio Silveira, incluir cargo do Fabio e confirmar se temos algum dado de audiência que possa ser aberto pra ilustrar. 
 
Focado em saúde mental, o Crônicas de um Cuidado nasce de uma minissérie de mesmo nome, produzida pelo Mamilos em novembro de 2021. Foram milhares de plays e centenas de retornos de ouvintes contando o quanto o conteúdo havia ajudado. "O Crônicas de um Cuidado bebe na forma do Mamilos olhar o mundo, mas esse podcast foi criado para ter sua própria personalidade", destaca a apresentadora Cris Bartis. Com episódios semanais, o podcast acaba de ser lançado nessa quarta (01/6) e está disponível no Globoplay, B9 e nas principais plataformas de áudio. Dividido em dois blocos, traz depoimentos de histórias reais e recebe especialistas em saúde mental - psicólogos, terapeutas e psiquiatras - para aprofundar o tema. 
 
Crescimento exponencial da Globo no mercado de podcasts  
O lançamento de Crônicas de um Cuidado acontece de forma paralela à ascensão da penetração de podcasts no mercado brasileiro. De acordo com pesquisa desenvolvida entre Globo e IPEC, em 2021, o consumo de podcasts segue tendência de crescimento ao longo dos anos. A pesquisa aponta que 34.9 milhões de pessoas, com idades acima de 16 anos, afirmaram ouvir podcast em 2021, enquanto em 2020 o cenário era de 27.9 milhões. A Globo acompanha esse movimento: o consumo do catálogo de seus podcasts vem crescendo mês a mês desde janeiro com março sendo o seu melhor mês histórico de audiência – até o momento. A comparação por trimestre 2022 x 2021, traz números ainda mais impressionantes com o crescimento de 93% de audiência e de 383% em receita.  
 
Essa ascensão tende a seguir em progressão ao longo do ano, com o aumento do portfólio e a chegada não só de novos títulos, mas – principalmente – de novos públicos com grande potencial de convergência com a segmentação de títulos do catálogo. "Os resultados trazem ainda mais gás para seguirmos firmes e confiantes na missão de consolidar um portfólio grande e diverso de podcasts com foco em blockbusters, distribuídos no Globoplay e em outras plataformas parceiras de áudio. As parcerias – e a B9 tem um lugar muito especial aqui por ter sido um dos primeiros a apostar junto conosco nessa construção - são fundamentais para isso e nos permitem fomentar o mercado de criadores e produtoras com novas produções. Até o fim de 2022 vamos lançar mais de 20 novos podcasts, alguns deles marcarão a estreia de formadores de opinião de diferentes segmentos na podosfera e outros trarão apostas em novos formatos que ainda não distribuímos no mercado. Um movimento totalmente integrado à nossa missão de ajudar a popularizar ainda mais o podcast como formato no Brasil", afirma Fábio Silveira, Gerente de Produto Podcast da Globo. 
 
ENTREVISTA COM FÁBIO SILVEIRA -  
Como a ampliação da parceria com a B9 auxilia a Globo a atingir seus objetivos de negócios na área de podcasts?  
Fábio Silveira: Valorizamos muito as parcerias com as produtoras independentes. Consideramos esses acordos fundamentais para a Globo, partindo do pressuposto que podcasts devem sempre estar ancorados no valor da pluralidade e da diversidade. Há criadores de muito talento no mercado de podcasts, para além dos diversos produtores de grande qualidade que a Globo traz para o formato do seu jornalismo, esportes e entretenimento. Por isso mesmo, demos início em 2020 à parceria com a B9 envolvendo a operação conjunta do 'Mamilos' e do 'Braincast'. Nesses casos, a nossa participação é focada na distribuição, comercialização, publicidade e na promoção desses conteúdos. Desde o início, sabíamos que esse seria somente o primeiro passo e tínhamos o desejo de expandir essa relação e hoje estamos muito felizes com o lançamento do Crônicas de um Cuidado, que surge como uma evolução natural do nosso trabalho conjunto com o Mamilos. Diretamente relacionado ao interesse do público, é um produto que traz a maturidade de uma relação que agora evolui para a coprodução de títulos originais. É o primeiro de novos projetos que estamos desenvolvendo com a B9 e quem sabe ainda nesse ano já não trazemos mais novidades?    
 
Você mencionou o lançamento de 20 podcasts originais este ano. Pode contar um pouco mais sobre essas novidades do catálogo?  
Fábio Silveira: Teremos novidades que nos animam muito até o fim do ano, incluindo os nossos primeiros passos em territórios completamente novos, além da estreia de criadores e formadores de opinião de diferentes segmentos na podosfera. Isso tudo incluindo a abertura de conversas que se relacionam diretamente com os contextos que vivemos no país e buscando atender o que o consumidor está buscando. Com isso e seguindo toda a vocação e a produção de excelência da Globo, teremos cobertura das Eleições 2022, as primeiras pós-estouro dos podcasts no Brasil, ampliaremos as nossas conversas no esporte, trazendo depoimentos emocionantes e grandes histórias, ampliaremos territórios já existentes e alcançaremos novos também; podcasts sobre sexualidade; novas investigações e true crimes; podcasts que promovem relaxamento e debates a respeito da espiritualidade de forma mais ampla, com diferentes perspectivas religiosas, são alguns deles.   
  
ENTREVISTA COM CRIS BARTIS  
Qual é o sentimento de ser a apresentadora do Crônicas de um Cuidado, considerando o fato de ser o primeiro título da B9 que tem a coprodução da Globo? Qual a relevância dessa parceria?   
Cris Bartis: A parceria Globo é B9 tem sido um sucesso não apenas na parte comercial, fazendo com que as marcas conheçam e valorizem cada vez mais o podcast como mídia, mas também na troca de conhecimento sobre o que falar e para quem falar. Foi do atravessamento entre o que as pessoas desejam ouvir e o jeito do Mamilos de falar que surgiu a ideia de criarmos juntos o Crônicas de Um Cuidado.  Eu fico muito feliz em ser cocriadora e apresentadora desse projeto e poder colocar meus ouvidos e voz a serviço de um tema tão relevante atualmente.  
 
Como foi o processo de criação? Consegue destacar algumas curiosidades da produção?   
Cris Bartis: Foi um processo de cocriação mesmo. O time Mamilos e Globo estiveram juntos o tempo. A gente tinha uma ideia de formato, compartilhava e então o retorno sempre vinha recheado de insights para enriquecer ainda mais a conversa. No final chegamos a uma lista de temas, nomes de especialistas e o formato. E aqui tem uma coisa interessante para compartilhar: desde que comecei a apresentar o Mamilos, ouço a história de vida de muitas pessoas. Acho que o áudio tem essa magia, as pessoas se sentem íntimas depois de ficarem horas com você ali, falando no ouvido delas. Então, nada mais justo ela te contar algo também. Estou acostumada a responder e-mails enormes e até ser parada na rua para a pessoa me contar alguma coisa da vida dela. E eu adoro escutar! Para mim toda pessoa tem algo de único e especial para dividir. Então se as pessoas gostam de falar e eu gosto de ouvir a história delas, casou! Foi assim que fechamos o formato do Crônicas. Eu escuto a história da pessoa e depois venho contar para a audiência o que ouvi e como me senti com aquilo. Depois eu levo os pontos principais dessa história para perguntar a um especialista, de forma mais generalizada, como podemos lidar melhor com a questão tratada no episódio. Tudo que eu ouço, as pessoas agora vão poder ouvir também. Isso por si só já nos fortalece, saber que não estamos sozinhos no mundo, isolados. Trazer uma orientação médica ainda ajuda a levar a conversa para fora do podcast num esforço de promover mais qualidade de vida para as pessoas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado