MARIA GADÚ E ANA CAÑAS SÃO DESTAQUES DO SEGUNDO FIM DE SEMANA DO FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO

Conhecido por sua tradicional edição de Inverno, evento acontece pela segunda vez no Verão, entre 30/jan e 18/fev, com programação gratuita distribuída entre o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e a Sala São Paulo;

Calendário com 36 apresentações contempla Música Popular e Música Clássica; segundo fim de semana tem apresentações da Brasil Jazz Sinfônica com Maria Gadú, da São Paulo Big Band com Ana Cañas e de grupos de bolsistas;

Núcleo Pedagógico acontece na Sala São Paulo até 18/fev, com bolsas de estudos para 20 grupos divididos entre música popular e música clássica de câmara – que se apresentam na cidade serrana e na capital paulista.



São Paulo Big Band e Vanessa Moreno se apresentam no Auditório Claudio Santoro na edição de 2023 (Foto: Ivan Cruz)


Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos do Jordão ganhou um novo formato em 2022 e passou a acontecer também no Verão – além de manter sua tradicional edição de Inverno, em todo mês de julho.

Em 2023, entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro, o 2º Festival de Verão de Campos do Jordão oferece 36 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular e Música Clássica), além de contar com um Núcleo Pedagógico em formato original – neste ano dedicado a grupos musicais já existentes ou formados exclusivamente para essa finalidade (distribuídos entre música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal).

O Salão Nobre da Sala São Paulo recebeu os primeiros quatro concertos desta edição, de 30/jan a 02/fev, e nesta semana abriga outras três performances, de 13 a 15/fev. Todas as demais apresentações acontecem no Auditório Claudio Santoro, o palco mais tradicional do Festival de Campos do Jordão, até 18/fev.

As performances são gratuitas e sem a necessidade de retirada prévia de ingressos, limitadas à capacidade da Sala São Paulo – Salão Nobre (150 lugares); e com senhas distribuídas 2h antes do início dos concertos, limitadas à capacidade do Auditório Claudio Santoro (814 lugares). Já as atividades pedagógicas ocorrem inteiramente na Sala São Paulo.

Com o Festival de Verão, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento – no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência durante o Festival de Inverno (que em 2023 chegará à sua 53ª edição).

"A segunda edição do Festival de Verão será inovadora. Num formato mais compacto, o festival deste ano privilegiará a prática de grupos e colocará em evidência a nova geração de músicos populares e clássicos que, através de seus trabalhos autônomos, terão protagonismo na definição dos espetáculos, juntamente com grupos tradicionais como Osesp, Brasil Jazz Sinfônica e nomes relevantes da música brasileira", afirma o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

PROGRAMAÇÃO EM CAMPOS DO JORDÃO

Até o fim do evento, destacam-se na programação do Auditório Claudio Santoro apresentações da São Paulo Big Band com os cantores Ana Cañas (12/fev) e Wilson Simoninha (18/fev); da Brasil Jazz Sinfônica ao lado da cantora e compositora Maria Gadú (11/fev); do conjunto de música clássica Percorso Ensemble acompanhado da cantora Eliane Coelho (18/fev); da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo – Ojesp tocando trilhas de filmes emblemáticos (18/fev); e do programa Floresta Villa-Lobos, que a Osesp apresentou em 2022 na Sala São Paulo e no Carnegie Hall, em Nova York, e que encerra o Festival neste ano (18/fev). Todos os concertos são gratuitos.

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

O Módulo Pedagógico do 2º Festival de Verão é devotado a atividades de grupos musicais já existentes ou constituídos exclusivamente para essa finalidade, de música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal, e ocorre de 29/jan a 18/fev. O eixo Música Popular tem coordenação artístico-pedagógica do trompetista e professor Daniel D'Alcantara, enquanto o Trombone Solista da Osesp e regente Wagner Polistchuk é responsável pelo eixo Música Clássica.

Os 20 grupos de bolsistas selecionados nesta edição estão separados em 10 dedicados à Música Popular (de trios a sextetos), e 10 à Música Clássica de Câmara (trios, quartetos e quintetos). As atividades pedagógicas acontecem inteiramente na Sala São Paulo, enquanto as performances desses grupos estão divididas entre Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro) e São Paulo (Salão Nobre – Sala São Paulo).

"Além do trabalho de mentoria com os alunos, haverá cinco vivências com temas abrangentes como o desenvolvimento da neurociência para a música, a comunicação não-violenta, a carreira de um músico e seus desafios, a consciência corporal de um músico e a construção, produção e fomento de um projeto artístico, entre outros. São assuntos que atravessam a vida de um músico e irão complementar a formação artística e alguns aspectos que envolvem a construção de uma carreira", explica Rogério Zaghi, diretor pedagógico desta edição do Festival. "Tudo isso será abordado nas vivências que os 87 bolsistas, ou 20 grupos, terão todas as tardes na primeira semana. Na segunda semana eles gravarão na própria Sala São Paulo um vídeo clipe com alta qualidade de imagem e som, com orientação da nossa equipe; e, aos finais de semana, irão para Campos do Jordão fazer as apresentações com sua própria identidade", finaliza.

SOBRE O FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 52 edições, o evento, tradicionalmente realizado no Inverno, se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

REALIZAÇÃO

O 2º Festival de Verão de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção geral de Marcelo Lopes, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D'Alcantara (Música Popular) e de Wagner Polistchuk (Música Clássica). A produção executiva fica a cargo de Alessandra Cimino.

Esta edição conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Acam Portinari e Museu Felícia Leirner. Realização: Fundação Osesp e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


| PROGRAMAÇÃO 2ª SEMANA – 11 A 15/FEV |

| AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO |

11 FEV (SÁB) 15H00 ÀS 19H00

TERNOAR
QUARTETO FORA DE CONTEXTO
QUINTETO MANGARÁ
ROOTS PERCUSSION

11 FEV (SÁB) 21H00

BRASIL JAZZ SINFÔNICA & MARIA GADÚ

12 FEV (DOM) 11H00 ÀS 15H00

SEXTETO AURUM
QUINTETO JANGADA
TRIO LAZÚLI
QUINTETO SOL A PINO

12 FEV (DOM) 17H00

SÃO PAULO BIG BAND & ANA CAÑAS

| SALA SÃO PAULO – SALÃO NOBRE |

13 FEV (SEG) 19H00

GRUPOS DO FESTIVAL

14 FEV (SEG) 19H00

GRUPOS DO FESTIVAL

15 FEV (SEG) 19H00

GRUPOS DO FESTIVAL


| SERVIÇO |

2º FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO

Data: 30 de janeiro a 18 de fevereiro [Módulo Pedagógico: 29/jan a 18/fev]

Ingressos:

Entrada gratuita e sem a necessidade de retirada prévia de ingressos, limitada à capacidade da Sala São Paulo – Salão Nobre (150 lugares); e com senhas distribuídas 2h antes do início do concerto, limitadas à capacidade do Auditório Claudio Santoro (814 lugares).
Locais:

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, 3h antes do início do evento.
SALA SÃO PAULO – SALÃO NOBRE
Praça Júlio Prestes, 16, 1º andar, Campos Elíseos – São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado